Tipo 1 – O Perfeccionista

A pessoa

Provavelmente foram crianças boazinhas que cedo aprenderam a comportar-se de maneira adequada, a assumir responsabilidades e a ser correctos aos olhos dos outros. Lembram o quanto terão sido criticados e por isso aprenderam a autocriticarem-se com severidade para que os erros fossem evitados e assim não fossem alvo de críticas alheias. Então, criaram a regra de que para serem amados, respeitados e aceites têm de ser perfeitos.
Na procura dessa perfeição e na preocupação de tomada de decisões, desenvolveu um crítico interno severo, uma voz interna critica permanente que leva a um pensamento certo ou errado, bom ou mau, “branco ou preto”, sem recurso à flexibilidade de uma maior gama de “tons”.

O profissional

No trabalho, têm grande capacidade organizacional, são íntegros, responsáveis, procuram padrões de qualidade elevados e têm grande sentido de justiça. Quando convictos do seu ponto de vista e convencidos de que estão certos, assumem uma postura solidária contra a oposição, tornando-se invencíveis por deixarem de se preocupar tanto com os erros ou com o que os outros pensam. Trabalham afincadamente até que as tarefas estejam concluídas, dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Por outro lado, podem tornar-se inflexíveis, irritáveis e irritantes e exagerar no perfeccionismo. Tendem a desconfiar da autoridade mas não se opõem abertamente com medo, por um lado de eventuais retaliações, por outro de estarem a cometer erros de julgamento. Podem ser críticos relativamente a uma estratégia ou tarefa e têm dificuldade em propor uma solução diferente devido ao risco que isso possa acarretar. Preferem ambientes bem estruturados e previsíveis, com regras bem definidas a ambientes que exijam tolerância com a diversidade de opiniões.

Características da personalidade

positivas

a melhorar

ScreenShot083 Comprometidos
ScreenShot083 Determinados
ScreenShot083 Disciplinados
ScreenShot083 Focados nos objectivos
ScreenShot083 Organizados
ScreenShot083 Responsáveis
ScreenShot083 Íntegros
ScreenShot083 Buscam a excelência e a justiça
ScreenShot083 Esforçados

ScreenShot083 Exigentes
ScreenShot083 Intransigentes
ScreenShot083 Inflexíveis
ScreenShot083 Rígidos
ScreenShot083 Intolerantes
ScreenShot083 Tensos
ScreenShot083 Irritadiços
ScreenShot083 Focados nos erros
ScreenShot083 Julgadores
ScreenShot083 Ressentidos

Prsonalidades do tipo 1 – Mary Poppins, George Bernard Shaw, Charles Dickens, Jerry Falwell, Martinho Lutero

 

 

Os textos descritivos dos tipos são um breve resumo baseados em: Palmer, Helen, “O Eneagrama – compreendendo-se a si mesmo e aos outros em sua vida”, 2ª edição, Edições Paulinas, SP, Brasil.
Fonte do quadro “Características da Personalidade”: Eneacoaching.