O que é?

O Eneagrama é um sistema preciso e profundo que descreve nove padrões de comportamento, os seus diferentes níveis de consciência e que mapeia as suas inter-relações, ajudando as pessoas a evoluírem quer a nível pessoal, quer familiar e profissional.

A sua origem ainda é incerta, apenas se sabe que terá sido criado na antiguidade, cerca de 2.500 A.C. e foi introduzido no Ocidente, no início do séc. xx pelo filósofo George I. Gurdjieff.

O seu nome vem do Grego “Ennea” que significa nove e “Grammo” que significa ponto, traduzindo assim os “nove pontos” base, ou seja, a identificação base de 9 traços ou padrões e 9 egos que descrevem as estratégias ou modos defensivos e repetitivos de agir e que diferenciam cada pessoa, criando uma identidade pessoal que é construída ao longo da vida.

O Eneagrama tal como hoje é mais difundido é o Eneagrama da Personalidade que foi desenvolvido na década de 70 do século passado por Oscar Ichaso, fundador da Escola de Arica, e pelo psiquiatra chileno Claudio Naranjo, personalidade que muito contribuiu para a divulgação deste sistema.

Até então, este conhecimento foi mantido mais ou menos secreto, diria durante alguns milénios, começando a aparecer apenas no final do séc. XIX, de forma muito simbólica, com Gurdjeiff e, com a descodificação desse simbolismo por Ichaso, nos anos 50 do séc. XX, tem um novo impulso na sua divulgação, que seria significativa a partir de 1970, tornando-se hoje numa sabedoria à disposição de todos.

Como o conhecemos na actualidade, o eneagrama é um acumular de sabedorias de origens e tradições antigas integradas com a psicologia moderna. É assinalável a influência do pensamento da antiga Grécia, com Pitágoras e Platão e nota-se a sua presença na tradição ocidental que originou o judaísmo, cristianismo e islamismo, bem como as filosofias gnósticas que influenciaram estas três religiões.

O Eneagrama é uma ciência holística na medida em que tem e dá uma visão ilimitada de todas as partes de um sistema.

O símbolo do Eneagrama é composto por 3 figuras:

imgEnegramaExplicativa

Hoje em dia, o eneagrama é bastante aceite e conta com validação cientifica e académica, incluindo diversas teses de mestrado e doutoramento nos EUA e na Europa. Faz parte de alguns planos curriculares de cursos de MBA de instituições como Stanford e Loyola nos EUA, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo, no Brasil e Universidade Lusófuna e Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.

No mundo dos negócios, o Eneagrama tem vindo as ser descoberto por algumas importantes organizações multinacionais que também já utilizam o modelo do eneagrama com as suas equipas, como por exemplo a 3M, Motorola, Boeing, Disney, Sony, Du Pont, Procter & Gamble.

Top