Tipo 9 – O Pacificador

A pessoa

 Em criança poderá ter-se sentido negligenciada e criou o hábito de desconsiderar as suas próprias necessidades e de não se valorizar, pois, possivelmente, os seus pontos de vista raramente eram ouvidos e as necessidades dos outros sobrepunham-se às suas.
Acabara por adormecer no sentido de que sua atenção se desviou dos seus desejos reais, e tornou-se preocupado com pequenos confortos e substitutos para o amor.
Então, criou a regra de que para ser amado, respeitado e aceite, deveria ser harmonioso, não só com ele próprio mas também promover essa harmonia para o equilíbrio entre todos.
Assim, começou a esquecer-se de si, deixando levar-se no sentido do outro, focando a sua atenção na substituição das suas necessidades essenciais por aquilo que é acessório, desenvolvendo um estado de indecisão pessoal, fuga aos conflitos e dificuldade em iniciar qualquer mudança, num acto frequente de procrastinação.

O profissional

Pode ser um bom líder se essa liderança apresentar um curso claro de acção, mas se ela exige tomada de decisões permanentes, não se sente confortável. Tem dificuldade na tomada de decisões, pois prefere processos já seus conhecidos e resultados previsíveis à incerteza.
Numa posição subalterna, o relacionamento com a autoridade e feito através da estrutura organizacional, que é facilitado quando as regras são claras.
Gosta de saber que existe uma perspectiva de recompensa, embora possa ou não lutar por ela.
É um excelente mediador por ter uma grande capacidade de se identificar com todas as opiniões. Gosta de sentimentos amistosos e cooperantes e ouve até ao fim o ponto de vista dos outros.
Ao receber credibilidade pública e ao ser positivamente considerado, embora não busque o reconhecimento, aumenta a sua produtividade, prosperando em empregos em que o retorno pelos seus esforços é justo e regular.
Por outro lado, pode bloquear a implementação de mudanças construtivas ao internalizar as tenções do grupo, por não expressar as objecções.

Características da personalidade

positivas

a melhorar

ScreenShot083  Afáveis
ScreenShot083  Compreensivos
ScreenShot083  Calmos
ScreenShot083  Carismáticos
ScreenShot083  Flexíveis
ScreenShot083  Mediadores
ScreenShot083  Diplomatas
ScreenShot083  Pacientes
ScreenShot083  Cordatos

ScreenShot083  Apáticos
ScreenShot083  Dependentes
ScreenShot083  Indecisos
ScreenShot083  São procrastinadores
ScreenShot083  Indolentes
ScreenShot083  Teimosos
ScreenShot083  Esquecidos do seu valor
ScreenShot083  Evitam o conflito e podem também ser indecisos

Personalidades do tipo 9 – Luciano Pavarotti, Eisenhower, Alfred Hitchcock, Ringo Starr

 

 

Os textos descritivos dos tipos são um breve resumo baseados em: Palmer, Helen, “O Eneagrama – compreendendo-se a si mesmo e aos outros em sua vida”, 2ª edição, Edições Paulinas, SP, Brasil.
Fonte do quadro “Características da Personalidade”: Eneacoaching.

Top