Tipo 2 – O Prestativo

A pessoa

Provavelmente foram crianças amadas por serem agradáveis, tendo desde cedo identificado a característica de se transformarem naquilo que os outros querem que sejam, atraindo para si as suas atenções. É natural que tenham sido criados na perspectiva de que a sobrevivência dependia da aprovação dos outros e assim, os seus relacionamentos são a área mais importante das suas vidas. Então, criaram a regra de que para serem amados, respeitados e aceites, têm de ser úteis para com aqueles que elegem, focando a sua atenção na busca de aprovação, privilegiando as necessidades dos outros e alheando-se das suas próprias necessidades. Nesta sentida necessidade de ligação aos outros, podem manipular pessoas ou situações no sentido de se tornarem o centro das suas vidas, achando-se imprescindíveis.

 O profissional

No trabalho, apoiam os outros, são generosos e têm grande capacidade de gerar bons sentimentos. São atraídos pelo poder, não pelo seu exercício mas como o “braço direito” do líder de sucesso, adaptando-se ao que o líder considere desejável e não admitem precisar de alguma coisa dele.
Por outro lado, podem tornar-se intrusivos ao focarem-se demasiado nas necessidades dos outros, negando os seus próprios objectivos e evitam os conflitos. Têm propensão a manipular os outros através da bajulação e podem ser muito competitivos entre iguais.

Características   da personalidade

positivas

a melhorar

ScreenShot083 Empáticos
ScreenShot083 Carismáticos
ScreenShot083 Voluntariosos
ScreenShot083 Envolventes
ScreenShot083 Atenciosos
ScreenShot083 Hábeis nas relações
ScreenShot083 Voltados para os sentimentos alheios

ScreenShot083 Inconsequentes
ScreenShot083 Ingénuos
ScreenShot083 Teimosos
ScreenShot083 Intempestivos
ScreenShot083 Indirectos
ScreenShot083 Demasiado afáveis

 

Personalidades do tipo 2 – Madonna, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Maria Madalena, Jerry Lewis, Dolly Parton

 

 

Os textos descritivos dos tipos são um breve resumo baseados em: Palmer, Helen, “O Eneagrama – compreendendo-se a si mesmo e aos outros em sua vida”, 2ª edição, Edições Paulinas, SP, Brasil.
Fonte do quadro “Características da Personalidade”: Eneacoaching.

Top