O que é?

Programação Neurolinguística

 

… é o estudo da estrutura da experiência subjectiva do ser humano e o que pode ser feito com ela.

Richard Bandler
Co-fundador da PNL

 

Pela definição do seu co-fundador Richard Bandler, a PNL estuda a estrutura da experiência subjectiva. Ao referirmo-nos à estrutura da experiência, referimo-nos a imagens, sons ou diálogo interno e sensações com que cada um cria – representa –  as suas experiências internas e como isso  influencia o seu comportamento externo.

A PNL surge na década de 70 do século passado através do estudo efectuado por Richard Bandler e John Grinder, na Universidade da Califórnia, sobre a excelência Richard Bandler e John Grinder humana. Eles perceberam que qualquer pessoa, para ser bem-sucedida, usa determinados padrões que fazem com que os seus sucessos sejam consistentes. Então, inspirados por Fritz Paerl, Virginia Satir e Milton Herikson, modelam os padrões que faziam deles pessoas de sucesso nas suas respectivas áreas conseguindo obter resultados idênticos ou melhores que os seus inspiradores.
Então, a PNL é uma maneira de modelar comportamentos, de forma única, por permitir que os seus praticantes iniciem a compreensão da estrutura da sua própria experiência interna.

A PNL vem ajudar a aprender a ter o controle sobre a sua vida. A sua prática permite aprender a direccionar o seu próprio caminho, ou seja, fazer com que suas experiências subjectivas, que acontecem ao acaso,  passem a recorrer a padrões que  funcionem de maneira a beneficiar os resultados que pretende obter. Se procurar problemas, eles surgirão, mas se procurar aquilo que verdadeiramente deseja, a probabilidade de o obter é grande porque, pela PNL, aquilo em que se focar aumenta!
Se faz parte do grupo de pessoas que passa grande parte do seu tempo à procura daquilo que pode acontecer de “errado”, é tempo de deixar esse foco no negativo e colocar-se do lado da solução! Lembre-se, um problema só existe se houver uma solução e, como dizia Einstein, nenhum problema tem solução ao nível em que é criado, então, foque-se na solução, porque ela “aumenta”!

O nome “Programação Neurolinguística” nasceu do facto de utilizarmos os nossos sentidos – visão, audição, tacto, paladar e olfacto – como meios de percepcionar a realidade externa, a qual vamos representar internamente, na nossa mente, através do sistema nervoso – Neuro.
Por outro lado, o uso da linguagem reflecte as estratégias mentais, mesmo a nossa  “linguagem silenciosa” pela qual expressamos algumas atitudes, gestos e hábitos reveladores dos nossos estilos de pensamento, crenças e valores. Então, a forma como utilizamos a linguagem, verbal e não-verbal, influencia a estrutura da experiência – Linguística.
As novas tecnologias, em particular a informática, vieram sugerir que os nossos pensamentos, sentimentos e acções são programas que usamos habitualmente mas, por analogia à unidade de processamento de um computador, esses programas podem ser actualizados ou mudados de forma a melhorar a nossa capacidade mental – Programação.

A PNL vem desafiar-nos a assumir o controlo da nossa vida através do controlo evolutivo da cognição, elevando a consciência para as imagens, vozes e sensações internas (VAC), ajudando a intervir sobre os seus padrões de forma a dar um novo significado às experiências por eles representados.
No início, há que compreender o que cada um pensa da realidade, percebendo como essa realidade o afecta. A partir daí, sabendo que essa realidade é um modelo (estado actual), poderá desenvolver estratégias que o transportem para um outro modelo (estado desejado), assumindo a responsabilidade pela sua vida!

 ” O que nos perturba não são as coisas mas a opinião que temos sobre elas”
Epíteo

Com a PNL pode:

ScreenShot083 Descobrir como criamos a realidade através da percepção;
ScreenShot083 Identificar os mecanismos internos geradores de problemas;
ScreenShot083 Utilizar a verdadeira linguagem da mente;
ScreenShot083 Superar bloqueios e curar fobias;
ScreenShot083 Modelar estratégias de outras pessoas que já fazem bem o que você quer fazer;
ScreenShot083 Despertar os tesouros da mente inconsciente;
ScreenShot083 … e muitas outras coisas  que o ajudarão a perceber como o sucesso deixa de ser algo que apenas depende da “sorte”!

 

 “A Programação Neurolinguística permite-nos ordenar os comportamentos do nosso pensamento e organizar a nossa experiência de tal maneira a que, através dos processos neurológicos, logremos produzir os comportamentos adequados aos objectivos que queremos alcançar”.

Gustavo Bertoloto Vallés

Top