Tipo 6 – O Questionador

A pessoa

 Na sua infância, poderá ter tido o sentimento de não ser digno de confiança. Essa falta de confiança pode ter sido expressa em forma de punição ou humilhação, em particular por pais imprevisíveis e desregrados em como lidaram com a criança. Então, desde cedo aprendeu a prever o comportamento dos adultos que demonstravam agressividade sem uma indicação clara do que a criança teria feito.
Assim, estabeleceu que, para ser amado, respeitado e aceite, deve ter segurança e certeza. Isso fez com que tome uma postura desconfiada e vigilante, e teste o ambiente, por se focar na suspeição da motivação dos outros, em particular na ameaça das autoridades.
A dúvida leva-o ao receio de tomar decisões, podendo adquirir um padrão de procrastinação por desviar a atenção para questionar ideias e pontos de vista substituindo assim o pensamento pela acção.
A Personalidade do tipo seis pode ter duas visões do mundo. O fóbico tem uma visão amedrontada da vida, parece evasivo e paralisa perante situações de risco. Por outro lado, o contra fóbico põe à prova a sua virtude – a coragem – enfrentando o medo, colocando-se em situações de risco controlado.

 O profissional

 No sentido da sua segurança, a Personalidade do tipo seis necessita de confiar para seguir a autoridade e então, procura uma liderança forte e confiável, tendendo a supervalorizar aqueles que tomam a iniciativa e prosperam na vida. Contudo, se não confiar na autoridade, pode usar a sua capacidade gregária para reunir o grupo que atacará e destronará essa autoridade.
Se confia, ele é leal, cooperante e defensor da autoridade e da organização.

Características da personalidade

positivas

a melhorar

ScreenShot083 Comprometidos
ScreenShot083 Gregários
ScreenShot083 Leais
ScreenShot083 Organizados
ScreenShot083 Cautelosos
ScreenShot083 Fiéis
ScreenShot083 Cooperantes
ScreenShot083 Responsáveis
ScreenShot083 Prevêem os problemas

ScreenShot083 Desconfiados
ScreenShot083 Duvidosos
ScreenShot083 Legalistas
ScreenShot083 Preocupados
ScreenShot083 Evitam o risco
ScreenShot083 Híper vigilantes
ScreenShot083 Ansiosos
ScreenShot083 Vêm os cenários negativos
ScreenShot083 Buscam permanentemente a certeza

Personalidades do tipo 6 – Woody Allen, Krishnamurti, Jane Fonda, Sherlock Holmes, Hitler (fóbico), Hamlet (contra fóbico), Papa João Paulo II

 

 

Os textos descritivos dos tipos são um breve resumo baseados em: Palmer, Helen, “O Eneagrama – compreendendo-se a si mesmo e aos outros em sua vida”, 2ª edição, Edições Paulinas, SP, Brasil.
Fonte do quadro “Características da Personalidade”: Eneacoaching.