Pró-actividade

Por: Paulo Nogueira

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker)

Criar o seu futuro não é mais do que ser você próprio a traçar o seu destino, e o da sua empresa. Sabia que, quanto mais corrermos atrás da cobra venenosa que nos mordeu, mais rapidamente o seu veneno se espalha pelo sistema circulatório? Será então mais eficaz tomar as medidas urgentes para a expulsão desse veneno, não lhe parece? Com esta alegoria da cobra, apenas quero que reflicta sobre a necessidade imediata de perseguir o culpado ou encontrar a solução. Quantas vezes já se lamentou a cerca da crise? Do colapso do sistema financeiro? Do sistema fiscal? Do governo? Do…? Do…? Do…? Qual é a sua influência directa sobre qualquer um destes lamentos? Vai continuar a deixar que o “veneno” se espalhe na sua vida e na vida da sua empresa? Enquanto estiver distraído a lamentar-se, a apontar os defeitos, erros ou situações adversas, apenas estará a confirmar as razões do fracasso e a não procurar as soluções para se tornar um vitorioso. Afinal a única coisa sobre a qual pode actuar, porque tem influência directa sobre ela, é sobre você mesmo. Actuar sobre você mesmo é assumir a responsabilidade, reconhecer os problemas e mudar de atitude para que seja você a controlar as preocupações e não estas a controla-lo a si. A forma como lida com as preocupações vai afectar a qualidade dos seus resultados e, naturalmente, a sua qualidade de vida.

Tome a iniciativa de controlar a sua vida e a da sua empresa. Seja proactivo! Ser proactivo, mais do que tomar a iniciativa e responsabilidade, é fazer com que as coisas aconteçam. É ser parte da solução e não do problema. É focar a energia e atenção naquilo que pode efectivamente controlar, não se vitimizando pelas circunstâncias que fogem ao seu controlo. É tratar de si próprio.

Ser feliz ou infeliz é uma escolha proactiva. O esforço que despende para cada uma das escolhas é o mesmo. Então porquê escolher envolver-se no que é negativo?

Como dizia Raul Solnado, “façam o favor de serem felizes”, traçando o seu destino.