Sabe o que é a GRH?

Lembrar-se-á que, até há bem pouco tempo, o foco do desenvolvimento da pessoa estava no seu Coeficiente de Inteligência. Mais recentemente, esse paradigma foi alterado e o Coeficiente Emocional tem vindo a ser privilegiado. Entre alguns autores, Daniel Goleman é uma referência na mudança deste paradigma, com a sua vasta obra, da qual destaco dois títulos, “Inteligência Emociona” e “Os Novos Líderes”. De facto, a Gestão de RH tem vindo a ser olhada de outra forma e o crescendo interesse que a gestão das emoções ganhou faz-nos olhar, hoje em dia, para a Gestão de RH não como a Gestão de Recursos Humanos mas como a Gestão de Relações Humanas (GRH).
O Eneagrama, é uma sabedoria que em muito contribui para esta nova forma de olhar a GRH, mapeando a forma de comportamento, resultado de uma motivação muitas vezes inconsciente, de acordo com o Tipo de Personalidade de cada um.
A Programação Neurolinguística vem contribuir para o desenvolvimento de uma atitude pró-activa, através da descoberta dos mecanismos mentais que regem às próprias emoções e que desencadeiam os comportamentos. A utilização da PNL como ferramenta de desenvolvimento pessoal, e consequentemente organizacional, está focada em ajudar a transportar a pessoa do espaço do problema para o espaço da solução. Para isso, identifica os recursos internos necessários para a concretização do caminho, ou seja, do plano de acção estabelecido. Esses recursos internos fazem parte de todos nós e a PNL vem ensinar a aceder-lhes, dando-lhe a conhecer a estrutura da mente, do pensamento, da linguagem (neurolinguagem) e as estratégias mentais inconscientes que reagem aos estados emocionais e aos comportamentos. As boas Relações Humanas assentam numa boa comunicação e esse é uma das grandes vantagens da PNL. Através do Modelo de Percepção e Comunicação, a PNL vem ajudar a reconhecer as limitações que cada um tem na sua percepção da realidade. Através de técnicas de observação e consequente tomada de consciência, pode treinar e alargar a sua percepção que se traduzirá na melhoria contínua de uma verdadeira comunicação, beneficiando as relações com a criação de empatia e confiança. As técnicas de PNL têm um impacto rápido e duradouro (ou permanente), o que aplicado à Gestão das Emoções faz toda a diferença nos relacionamentos pessoais e profissionais, com consequente impacto nas organizações.
É inegável que a aplicação da PNL na GRH contribui positivamente para o sucesso das pessoas e das organizações.